Rua Antônio Luiz, 372, Anexo I, Novo Horizonte, Valença do Piauí - PI

(89) 99928-9700

Horário Comercial

Seg - Sex: 9:00 - 18:00

Fechado nos finais de semana

Técnicos do Instituto Avance participam em Paulistana de capacitação ofertada pelo Emater-PI

Técnicos do Instituto Avance participam em Paulistana de capacitação ofertada pelo Emater-PI

Técnicos do Instituto Avance participam em Paulistana de capacitação ofertada pelo Emater-PI

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí- Emater, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com apoio do IICA, realizam no período de 08 a 12 de abril, em Paulistana, uma capacitação imersa em Assessoria Técnica Sistemática – ATS, objetivando a formação continuada dos 25 técnicos de apoio contratados pelo Instituto Avance para atuarem no Projeto Viva o Semiárido.  Esta capacitação é uma das etapas da contratação dos técnicos, realizada por meio de um edital de chamada pública 001/2018 promovido no ano passado.

A programação trouxe uma apresentação sobre nova ruralidade, território e territorialidade com assessoria de Evandro Cardoso (IICA), além da abordagem sobre quintais produtivos com consultora IICA Júlia Aires, além de realização de um painel com a  apresentação de  experiências da Associação dos Apicultores do Município de Lagoa do Sítio e a experiência sobre a cadeia da ovinocaprinocultura com a colaboração de representantes da Cooperativa dos Produtores e Produtoras da Chapada do Vale do Itaim. Ambos relataram os desafios que tem diante dos arranjos produtivos.

Fechando o momento a consultora do PVSA / FIDA Jeosafira Rocha refletiu sobre sistematização do trabalho em grupo, com base na visita a unidades produtivas e associações.

O Emater é uma das entidades coexecutoras do projeto, assim como a Secretaria do Trabalho e Educação, mas exerce também o papel de prestadora de assessoria técnica para os agricultores. O instituto conta com 67 projetos aprovados e em execução, atendendo a mais de duas mil famílias, gerando em torno de mais de 15 milhões de reais aplicados.  

Os 25 técnicos contratados irão atuar nos municípios de Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Oeiras, Picos e Valença.  De acordo com a técnica contratada Aryadlla Parente Ferreira esta formação foi uma maneira de entender melhor os projetos e a forma de atuação. “Este momento foi oportuno para criar uma relação entre o agricultor e o técnico”, contextualizou. A contratada irá atuar na região de São Braz do Piauí, na cadeia da apicultura.

O PVSA integra a estratégia de desenvolvimento territorial sustentável e participativo do Governo do Piauí, fundada na implementação de políticas públicas através de uma ação integrada de planejamento, envolvendo todos os órgãos, programas e projetos governamentais.

O Instituto tem a responsabilidade de elaborar, instalar e assessorar um terço do total de Planos de Investimento Produtivos demandados pelas comunidades.

Com o objetivo de gerar uma proximidade entre técnicos e agricultores beneficiados, os 25 técnicos foram divididos em grupos para realizaram visitas e conversaram com famílias. Um dos grupos visitou as unidades e quintais produtivos do assentamento Cachoeira. A comunidade teve a oportunidade de apresentar os principais problemas quanto à execução do projeto na comunidade.

Fonte: Emater-PI

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *